Boa Vista: Ponte Ribeira d’água cai e deixa populações isoladas

26 Setembro 2012

Fonte:

Boa Vista: Ponte Ribeira d’água cai e deixa populações isoladas26 Setembro 2012
A ponte de Ribeira d’Água, na Boa Vista, caiu na manhã desta quarta-feira, na sequência das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada na ilha. Com a estrada cortada, está impossibilitado o trânsito via terrestre de Sal Rei para o Aeroporto Internacional Aristides Pereira, Rabil e Estância de Baixo.

ribeira de rabil

A estrutura não resistiu à força das águas. Segundo informações chegadas à nossa redacção, choveu durante toda a madrugada, com trovoadas e relâmpagos. De manhã, enquanto muitas pessoas e viaturas aguardavam que a água baixasse para poderem atravessar, a ponte ruiu. Felizmente ninguém se encontrava em cima da infra-estrutura.
Até este momento não se consegue transitar via terrestre entre a cidade de Sal Rei, o Aeroporto e as localidades de Rabil, Estância de Baixo e Povoação Velha. A única alternativa é a estrada nova que liga a capital do município a Bofareira, pelo que moradores do Norte devem tomar esta via para fugir ao isolamento, mas o percurso fica duas vezes mais longo. Este diário digital apurou também que os habitantes de Rabil, Povoação Velha e Estância de Baixo também estão a tentar esta alternativa.
Os hotéis que ficam na zona de Chaves, bem como o Riu Touareg, em Lacacão, também estão isolados e tiveram problemas de funcionamento. É que muitos dos funcionários residem em Sal Rei, e não conseguiram entrar no turno desta manhã. O Asemanaonline apurou ainda que as direcções destas unidades hoteleiras estão a negociar o transporte dos seus trabalhadores através de uma empresa de catamarã, de forma a assegurar o serviço aos turistas.
Os voos domésticos para a Boa Vista foram todos cancelados, apurou este diário online. Os operadores de transportes de aluguer já estão a somar prejuízos, há dificuldades de escoamento de produtos e o acesso aos serviços de saúde é precário. Muitos alunos do Norte faltaram as aulas no Liceu que também encontra-se ilhado com problemas de acesso. A ilha está sem energia eléctrica desde a madrugada e em algumas zonas as comunicações via Internet e telefone fixo estão cortadas.
Neste momento encontra-se no terreno uma equipa técnica da Câmara Municipal a estudar alternativas de acesso Sal Rei/Aeroporto/Rabil. A autarquia vai reunir ainda hoje com empresas locais de forma a encontrar uma solução rápida para o problema de acesso. Entretanto, a chuva continua a cair na Boa Vista o que pode dificultar os trabalhos.
SF

(Originally posted/written by: Amanda Dutra)